Planejar as viagens de cada mercadoria confiada às transportadoras, é o papel do profissional de logística que tem o dever de realizar esta tarefa com o desafio de estar em dia com os prazos e com o menor custo viável. взять займ на карту без отказа срочно на месяц без процентов сбербанк без паспорта
Um dos pontos que tornam desafiador, este trabalho, é não ter o conhecimento antecipado de aspectos das mercadorias a serem transportadas, como volume, peso, quantidade, espécie e destino dos materiais. Quando falamos em antecipação, nos referimos a ter os dados antes mesmo dos produtos se apresentarem no Centro de Distribuição (CD), pois para muitos casos, já pode ser tarde demais, por alguns aspectos importantes e definidores do desfecho deste trabalho. Veremos eles neste artigo.
Limitação de frota
Geralmente os recursos das transportadoras são escassos e devem ser usados com racionalidade. Bem percebemos isto em inúmeras empresas, quando o assunto é “veículos” e por mais que tenhamos foco em uma determinada natureza de mercadoria e transporte, ainda assim as variáveis, volume x peso x quantidade impõem atenção da logística, já que temos diversas dimensões para um mesmo volume e peso, ou vice-versa.
Imaginemos hoje, a situação de nos depararmos com as mercadorias em nosso CD, que precisam de veículo que respeite as limitações de altura de viadutos que deverá passar, combinados a um volume de mercadorias que impeça o uso daquele caminhão baú que passaria pelo viaduto, mas não tem a cubagem necessária, sendo que há duas horas atrás, saíram dois caminhões ideais para o trajeto x mercadoria demandados, com espaço, mas tiveram que sair para atender o prazo e, a mercadoria desta coleta em andamento também terá que sair hoje, pelo mesmo motivo. O que se faz? Se atrasa? Negocia novo prazo e enlouquece o cliente? Subcontrata? Se subcontrata, este irá cumprir com as condições do pedido? Enfim: Dores de cabeça iminentes!
A comunicação antecipada dos dados das mercadorias para com o responsável pela logística, é uma boa alternativa para bloquear a possibilidade de entrega com atrasos, facilitar o trabalho de alocação de recursos quando um transporte de última hora e urgente aparece, custos altos e outras dores de cabeça que possam surgir.
Telefone sem fio
A comunicação entre colegas, clientes e fornecedores sempre será necessária e saudável para o ambiente de trabalho e de negócios e sempre deve ser estimulada, entretanto não podemos ignorar a inerente margem de erro que a comunicação entre nós, humanos, possui e como isto pode ser nocivo para a conclusão eficaz e eficiente de uma tarefa.
Imagine que você está neste momento aguardando receber os dados de um lote de mercadorias, que irá para Salvador/BA, onde o caminhão designado está com disponibilidade de espaço de 25% de seu total, sendo que acima desta oferta demandaria mais um veículo ou outro maior, mas o veículo em questão deve partir logo, para cumprir o prazo negociado com o cliente, necessitando de uma resposta precisa do chapa/motorista que foi realizar uma coleta, que supostamente cobriria este espaço disponível, aumentando a rentabilidade da viagem. Nosso sonho de consumo! Não é mesmo? MAS, O pessoal da coleta passa a informação por telefone, dando a “visão de olho” de quem verificou a mercadoria/Danfe, que a coleta em andamento ocuparia 20% do atual caminhão reservado para a viagem a Salvador/BA, e NA VERDADE, as mercadorias precisariam de 30% para o pleno atendimento em apenas um veículo, do modelo em questão. Percebeu o problemão criado pelo ruído de comunicação e aferição incorreta do pessoal da coleta?
Esta situação poderia ser evitada, utilizando meios de comunicação eletrônicos, com verificação de códigos de barra, Qr-code ou outros meios de determinação de dados das mercadorias que, volume a volume, mitigariam riscos de informação incorreta para a central, demandando os recursos ideais para atendimento dos pedidos.
Consequências da informação incorreta ou atrasada
A predição das variáveis dos produtos a serem transportados, é necessária para que possa ser realizado o planejamento mais adequado ao objetivo de entregar no prazo com menor custo viável. A falta de conhecimento destes fatores, podem gerar diversos inconvenientes para a empresa, tais como: atrasos, ociosidade operacional, perda de clientes, entre outros.
Os atrasos são como carros parados, pois a cada dia neste estado, é dinheiro a menos entrando no caixa e cada dia de entrega atrasada, atrasa também nosso fluxo de caixa, demandando improviso para o financeiro bem como para toda equipe.
A percepção que deixamos ao mercado é de sermos ineficazes e ineficientes. A perda de um cliente bom, como se não bastasse perde-lo, pode transforma-lo em um divulgador negativo, dependendo da frustração e inconvenientes que geramos para este.
Ociosidade operacional, gera custo fixo e mão de obra sem uso, que gera prejuízo, uma vez que o tempo que passou não volta e sendo assim, é o mesmo que rasgar dinheiro, por ele não ter sido transformado em valor agregado.
Conclusões
Duas situações, que apesar de serem frequentes em muitas transportadoras e que podem parecer inerentes do negócio, geram consequências que podem ser mitigadas ou totalmente eliminadas com a antecipação do recebimento de dados, de forma fidedigna, utilizando tecnologias como leitores de código de barras e aplicações que sincronizem os dados coletados em tempo real com a equipe de logística que está aguardando as coletas nos CDs.
Interessado em saber como funcionariam estas tecnologias?
Ficaremos felizes em lhe mostrar estratégias que dominamos. Nos contate por nossas redes sociais.
LinkedIn | Facebook
Ou fale com um de nossos consultores pelo (54) 2108-3535
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 08:00 ás 17:30.